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Honda Fury 1300 2023: preservando o estilo sem destino

Modelo customizado de fábrica tem estilo chopper, com garfo inclinado e motor de dois cilindros em V

Característica marcante do estilo chopper é o garfo com inclinação acentuadaFoto: Honda/Divulgação

A Honda saiu do tradicionalismo e apresentou para o mercado americano. ainda em 2009, o modelo Fury 1300. Estilo escancaradamente chopper, com garfo bastante inclinado e posição de pilotagem com braços e pernas esticados. O lançamento da Honda Fury 1300 foi durante o New York International Motorcycle Show, de olho no apetitoso mercado Yankee, dominado no segmento pela Harley-Davidson.

Honda Fury modelo 2023 estilo chopper amarela de lateral no estúdio estática
 
Na Honda Fury 1300 a posição de pilotagem é com braços e pernas esticadosFoto: Honda/Divulgação

O próprio nome, Fúria, em português, demonstra uma estratégia ousada. Uma motocicleta customizada de fábrica, estilo Easy Rider (sem destino), como no badalado filme estrelado por Peter Fonda e Dennis Hopper. Na Europa, a Honda Fury 1300, mais comportada, recebeu o nome de VT 1300CX e já saiu de linha. Porém, nos Estados Unidos, o modelo ganhou sobrevida e a linha 2023.

O interessante é que desde seu lançamento, a Honda Fury 1300 continua inalterada. Exatamente a mesma, em um estilo que não precisa de mudanças radicais ou alterações “modernosas”, na base do jeito que está, está bom. Fator impensável em outros segmentos. Daí a curiosidade.

Honda Fury modelo 2023 estilo chopper amarela motor dois cilindros em V no estúdio estática
 
Motor de dois cilindros em V fornece 74,7cv e 12,5kgfm de torqueFoto: Honda/Divulgação

Os detalhes do motor de dois cilindros em V

O motor da Honda Fury 1300 tem a tradicional arquitetura de dois cilindros em V, com inclinação de 52 graus. Com 1.312cm³ de cilindrada, tem arrefecimento líquido, com radiador escondido entre as traves do quadro de berço duplo. Para não fugir do estilo, o motor tem as aletas de refrigeração, como se fosse a ar.

O motor fornece 74,7cv a apenas 5.000rpm e um “torcão” de 12,5kgfm a ínfimos 3.000rpm. Quase um dragster, com arrancadas vigorosas que exigem um pneu traseiro de enorme medida de 200mm, um câmbio de apenas cinco marchas e transmissão final por cardã. Porém, sem eletrônica.

A suspensão dianteira tem tubos de 45mm de diâmetro e 195mm de curso. A suspensão traseira é mono, regulável e bem curtinha, com 94mm de curso, além de ficar escondida, como nas antigas “rabo duro”.

 
O banco baixo, estilo selim, fica a apenas 678mm de altura em relação ao solo, e os escapes são também baixos e cromados de saída duplaFoto: Honda/Divulgação

Um visual autenticamente chopper da Honda Fury 1300

O visual chopper da Honda Fury 1300 contrasta com os enormes freios, com disco de 336mm na dianteira e 296mm na traseira. As rodas em liga leve também contrastam. Na dianteira, seguindo uma tendência de customização, tem aro de 21 polegadas. Na traseira, aro de 18 polegadas.

Com uma distância entre-eixos de 1.810mm (a maior da marca) e aro 21 polegadas na dianteira, e 300 kg de peso, a agilidade nas curvas fica prejudicada, assim como a autonomia, com tanque de apenas 12,9 litros. Completando o estilo da Honda Fury 1300, o farol cromado fica destacado, o banco baixo, estilo selim, fica a apenas 678mm do chão, e os escapes, também baixos e cromados, têm saída dupla.

Vrum

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