Nacional

Dino convoca Força Nacional para agir no DF em protestos bolsonaristas

A medida é uma reação à chegada de vários bolsonaristas no Distrito Federal nos últimos dias com a promessa de realizar grande manifestação

Na imagem colorida, Flávio Dino fala diante de microfones no grupo de transição de Justiça e Segurança Pública - MetrópolesRafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), escreveu nas redes sociais na noite deste sábado (7/1) que convocou a Força Nacional para atuar em Brasília. A medida é uma reação à chegada de vários bolsonaristas ao Distrito Federal nos últimos dias com a promessa de realizar uma grande manifestação contra o presidente Lula (PT).

Segundo o chefe da pasta, a Força Nacional irá atuar em conjunto de todas as outras forças federais e do DF disponíveis. “Assinei agora Portaria autorizando a atuação, em face de ameaças veiculadas contra a democracia”, disse.

Veja

Defesa, GDF e policiais acionados

Mais cedo, Dino já havia publicado que não haveria a promoção de “guerra”.

 
O ex-governador do Maranhão ainda afirmou que já entrou em contato com o ministro da Defesa, José Múcio, e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Além dos diretores-gerais da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues e, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Antônio Fernando Oliveira.

Metrópoles questionou o ministro da Defesa, o governador Ibaneis Rocha e o diretor da Polícia Federal sobre eventuais planos de contingenciamento, caso ocorra uma nova ocupação da área militar, mas até a última atualização desta matéria não obteve retorno. O espaço segue aberto.

Nova movimentação

Após bolsonaristas que não aceitam a vitória do presidente Lula planejarem uma nova manifestação neste final de semana, o Metrópoles flagrou a chegada de caravanas ao QG de Brasília, na manhã deste sábado. Até às 12h30, ao menos 11 ônibus haviam chegado ao local.

Por conta do Exército ter fechado diversas vias do Setor Militar Urbano (SMU) para o trânsito de veículos, ao menos cinco ônibus foram obrigados a desembarcar os manifestantes no Eixo Monumental.

A maioria dos veículos são oriundos de Mato Grosso e Espírito Santo.

Confira o momento do desembarque:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *