Geral

Sinduscon Sul MT realiza palestra para associados sobre metodologia de Modelagem da Informação da Construção (BIM)

O Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon Sul MT), realizou nesta terça-feira (06), uma palestra sobre o método BIM (Building Information Modeling) ou Modelagem da Informação da Construção e que marca a 1ª edição do SINDUSCONnect, evento técnico voltado para profissionais do setor da construção.
O presidente do Sinduscon Sul MT, Flávio Garcia Souza Junior, explica que o assunto que o sindicato traz para o conhecimento de seus associados é extremamente atual e relevante para o setor da construção. “Uma palestra com uma importância muito grande, tanto em inovação, como para enfatizar a importância da utilização das ferramentas digitais e esse processo tão atual que é o BIM para a gestão dos nossos negócios na cadeia da construção civil”, disse.
A palestrante convidada foi a arquiteta e urbanista, Luciana Maria de Almeida Silva Ferreira, que destacou em sua fala com os associados sobre o conceito da metodologia BIM e fazendo uma relação com as principais tendências da construção, passando pelo roteiro básico para a implantação do conceito e seu conjunto de ferramentas nas empresas. “O primeiro passo é conhecer, estudar e desvendar todos os aspectos técnicos do BIM, e desta forma conseguir se planejar. Começando com uma avaliação: “de como estou?” e “E o que eu quero com a implementação do BIM, para que eu consiga delinear ações, pois envolvem investimentos, envolve pessoas, agrega tecnologia e conhecimento técnico da equipe e da empresa, e então se preparar para poder concretizar esta virada de chave”, explicou.
A especialista elencou aos participantes algumas vantagens do BIM, que impactam diretamente nos métodos construtivos e também na gestão da empresa. “Já no projeto-piloto é possível mensurar, tanto na questão da produtividade do projeto, quanto também da agilidade e da segurança da informação. Mas como é uma jornada, o BIM neste primeiro momento não o ganho, ou seja, o retorno do investimento total, mas a partir do momento que se vão vencendo as etapas, como a de conhecimento das ferramentas, a adaptação da equipe e da empresa, depois aí flui na produtividade”, concluiu.
Em Mato Grosso, segundo a Luciana Maria, algumas empresas já utilizam o BIM em diferentes graus de desenvolvimento, mas o setor no estado precisa acelerar no emprego do conceito para acompanhar a tendência nacional.
Histórico – Segundo Eastman et al. (1974):
Em meados da década de 70, o professor Charles M. Eastman do Instituto de Tecnologia da Geórgia, juntamente com uma equipe de estudiosos, cria o conceito BDS (Building Description System – Sistema de Descrição da Construção). Ali se dava o start para o que conhecemos hoje como Building Information Modeling (BIM) e toda a tecnologia que utiliza modelos de informação para todo o ciclo de vida de uma determinada construção, tendo como pilares: Modelagem multi-informacional/Interoperabilidade/ Cadeia Produtiva.

Cairo Lustoza/assessoria de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *