Autos e Motores

Veículo elétrico especial para Taxi é lançado na Argentina

Pequenos carros voltados para o uso urbano não são algo exatamente novo, mesmo em um momento em que a eletrificação dos veículos vem ganhando destaque. Mas ainda é raro a gente ver este tipo de automóvel usado para transporte. E é exatamente isso que ocorre na Argentina, onde a Volt Motors projetou dois modelos com motores elétricos para serem usados como táxi, o Volt e-táxi E1 e o Volt e-taxi E2.

Nos dois casos, o veículo tem uma aparência no mínimo estranha, já que ele é curto e alto, com um design que lembra, por exemplo, o antigo Renault Twingo ou o Chery QQ.

Baseado no Volt E1, a montadora argentina espera alcançar um estágio de produção pré-série até o primeiro trimestre de 2023 para que eles estejam disponíveis para o mercado daquele país no segundo semestre do mesmo ano. O e-taxi E1 tem capacidade para apenas duas pessoas, o motorista e o passageiro, e possui uma carroceria de três metros.

O e-taxi E2 é um pouco maior, com capacidade para dois passageiros e 3,50 metros de comprimento, 1,60 metro de altura e 1,80 metro de largura.

Nos dois modelos, há apenas um motor elétrico traseiro, capaz de gerar 14kW de potência, o equivalente a 19 cv. A bateria de lítio pode ser recarregada de maneira rápida, chegando aos 80% da capacidade em apenas 30 minutos, mas na recargada convencional, ela leva de seis a oito horas para ser ser completada. A velocidade máxima é de 105 km/h.

De acordo com a Volt, o custo de operação nos dois Volt e-taxi chega a ser 90% menor em relação a veículos que utilizam combustíveis fósseis. A autonomia não foi revelada, mas o E1, modelo que foi usado como base para os dois veículos, percorre até 150 quilômetros com apenas uma carga. O veículo também tem homologação para andar em estradas, embora não seja produzido para esta finalidade.

Apesar da economia e da boa velocidade que pode ser alcançada pelo Volt e-taxi, a fabricante argentina não revelou os itens de segurança do modelo. Mais uma vez usando o E1 como base, há apenas cintos de três pontas. O preço também não é dos mais convidativos: 4,5 milhões de pesos, o equivalente a R$ 149.990.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *