O juiz eleitoral, dr. Wanderlei José dos Reis, titular da 46ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, disse que já está tudo pronto para o 2º turno das Eleições 2022 no próximo domingo, dia 30, com urnas eletrônicas carregadas e lacradas e com todos os ajustes em relação ao 1º turno já feitos.

Ao todo, Rondonópolis conta hoje com 166.170 eleitores aptos a votarem em outubro de 2022, divididos em duas zonas eleitorais, a 10ª ZE com 75.147 eleitores, e a 46ª ZE com 91.023 eleitores.

No total serão 522 seções eleitorais em funcionamento em Rondonópolis distribuídas em 73 locais de votação.

No primeiro turno o índice de comparecimento dos eleitores ficou em torno de 78% e a abstenção em torno de 22%, índices dentro da normalidade para o juiz eleitoral.

O juiz eleitoral Wanderlei Reis afirmou que o pleito em Rondonópolis em seu primeiro turno transcorreu de forma tranquila e dentro da normalidade.

“Foi tudo conforme a Justiça Eleitoral esperava e tinha planejado, sendo que houve uma atuação recorde das forças de segurança pública em Rondonópolis como nunca havia se visto, com uma ação planejada e perfeitamente concatenada da Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Exército Brasileiro”, disse ele informando que o mesmo deve ocorrer no próximo domingo.

Quanto às filas, a expectativa da Justiça Eleitoral é que o processo de votação seja mais rápido já que a votação será só para presidente.

ELEITORES

Para o juiz eleitoral Wanderlei Reis, o comportamento dos eleitores em Rondonópolis no primeiro turno foi exemplar em todos os sentidos, digno de elogio, já que não houve registro de ocorrências de crimes de compra de voto ou de boca de urna.

Também houve respeito quanto à proibição de utilização de celular na cabina de votação. O município registrou apenas uma ocorrência nesse sentido. Um eleitor insistiu em ingressar com o celular e foi encaminhado à Polícia Federal para a adoção das providências legais cabíveis.

O juiz eleitoral antecipou também que haverá Portaria da Lei Seca, que será fiscalizada pela Polícia Militar de Rondonópolis, atribuindo a ele como um dos fatores que também trouxe maior tranquilidade ao processo eleitoral local, com a proibição de venda de bebidas alcoólicas das 00h às 17h do dia 30 de outubro.

Para o segundo turno, Dr. Wanderlei Reis projeta a mesma tranquilidade no pleito já que o eleitor terá que se deslocar até o local de votação para votar em apenas um candidato a presidência da república e o patrulhamento na cidade contará com o mesmo efetivo e o planejamento será idêntico ao do primeiro turno.

Por fim, o juiz eleitoral Wanderlei Reis pontuou que da mesma forma não será permitido celular na cabina de votação, que o eleitor não deve deixar para votar no final do dia (16h) e que deve votar e se retirar do local de votação para sua casa, pois nos locais de votação só devem permanecer os eleitores que ainda não votaram.

Edurardo Ramos – RegionalMT