Política

Kalynka defende maior participação de mulheres na política

Em 24 de fevereiro de 1932, as mulheres conquistaram o direito do voto no Brasil. Passados mais de 90 anos, a decisão feminina é um divisor de águas nas eleições municipais, estaduais e federal.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quase 53% do eleitorado brasileiro corresponde às mulheres. Mas os números se invertem quando o referente é a representação feminina da política. Até hoje o Brasil só elegeu uma presidente, apenas e 16 governadoras.

Na atual legislatura as mulheres representam apenas 15% da Câmara Federal, 13% do Senado e 15% nas assembleias legislativas. Os números são da Agência Senado.

Para a vereadora e pré-candidata a deputada federal Kalynka Meirelles (Republicanos) a falta de mulheres na política passa pela falta de estímulos. A parlamentar luta pela paridade de gêneros, que pode ser alcançada com o aprimoramento da legislação. “Existem estudos que as mulheres podem dividir a cena política com os homens em condições iguais daqui a mais de um século. É muita coisa. A recente lei que obriga uma quantidade mínima de 30% de mulheres candidatas por partido ajudou, mas ainda não atingiu o que se esperava. Essa mesma lei pode ser aperfeiçoada, por exemplo, com a garantia de 30% das vagas do legislativo para as mulheres. Tentaram fazer a mudança, infelizmente não foi adiante”, lamenta.

Kalynka lembra que com ou sem apoio da legislação a mudança deve e pode começar com sensibilidade dos atuais representantes políticos. “Meu gabinete é dividido de forma igualitária entre homens e mulheres. Todos têm condições de conhecerem e estudarem mais sobre política. Quando inserimos mulheres, estamos estimulando-as a entrarem neste ambiente. Sou prova disso. Um dia um grande líder da política de Mato Grosso disse que eu tinha perfil parlamentar. Acreditei nas palavras dele, passei a me interagir com meio, com mais interesse. Procurei estudar até descobrir que nós mulheres podemos subir numa tribuna e fazer muito barulho”.

Atualmente a bancada feminina de Rondonópolis é composta apenas por Kalynka Meirelles e Marildes Ferreira.

Erik Valeriano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *