Geral

Abatedouro de Peixe da Boa Vista deve garantir estoque do peixe santo na região

A tradição católica do peixe santo está viva em Rondonópolis e já se percebe um aumento da procura pelo produto nos mercados e nas peixarias especializadas.

Neste ano, no entanto, há uma nova alternativa de produção e que deve incrementar na venda do pescado.

Trata-se do abatedouro de peixe do distrito da Boa Vista que foi inaugurado no ano passado e segundo o secretário de agricultura do município, Adilson Vasconcelos, o Adilson do Naboreiro, está funcionando a pleno vapor.

A Prefeitura de Rondonópolis investiu cerca de R$ 1,5 milhão de recursos próprios no local que tem a capacidade de abatimento de até 3 mil quilos por dia de pescado.

Fora isso, o maquinário do local, além de garantir a venda do peixe in natura garante também a agregação de valor, pois  pode fabricar, por exemplo, almondegas de peixe. Uma das máquinas do abatedouro é a chamada despolpadeira que extrai toda a carne descartando as espinhas.

Para garantir a produção a prefeitura perfurou cerca de 300 tanques de peixes.

O secretário, no entanto, explicou que a venda do pescado para as pessoas que tem interesse em comprar não é feita no abatedouro. “O certo é encomendar o peixe ou a quantidade com produtores da região que vão levar para o abatedouro, e depois entregar para o cliente”, explicou.

Outra alternativa é a compra do pescado na tradicional colônia de pescadores Z-3, que fica localizada no final da avenida Cuiabá.

No local, há estoque de vários tipos de peixe, principalmente a cachara e o pintado.

 

RegionalMT/Lucas Perrone 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *