Nacional

Sociedade Ucraniana do Brasil sobre fala de Arthur do Val: “Desumano”

Em áudios revelados pelo Metrópoles, o deputado estadual, conhecido como Mamãe Falei, diz que as ucranianas são “fáceis, porque são pobres”

Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Sociedade Ucraniana do Brasil (Subras) repudiou e classificou como repugnantes os áudios em que o deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como Mamãe Falei, diz que as mulheres ucranianas são “fáceis, porque são pobres”.

“Trata-se de um ato de desrespeito e ataque às mulheres. Ele ofende não só as que foram citadas, mas a todas. Atinge também nossa origem e história, já tão agredidas por diversas frentes em diferentes épocas. Aproveitar-se de fragilidades de qualquer nível em um estado de guerra é, além de condenável, desumano”, criticou a entidade em nota.

A Subras também cobrou “respostas sobre tal atitude” que, segundo a instituição, “não deve ter espaço na vida pública”.

Em nota, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo repudiou “com veemência” a fala do parlamentar. O presidente da Casa Legislativa, Carlão Pignatari (PSDB), acrescentou ainda que a conduta do deputado será tratada “com rigor e seriedade” pelas esferas de investigação do Parlamento.

Ao retornar ao Brasil, neste sábado (5/3), o deputado estadual Arthur do Val reconheceu que o áudio, no qual fala de mulheres ucranianas, foi machista — a gravação foi revelada em primeira mão pelo colunista Igor Gadelha, do Metrópoles. As declarações do político foram feitas no saguão do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

“Foi errado, não é isso o que eu penso. Falei besteira. Sou homem para assumir. Foi um áudio machista, assumo, peço desculpas a todas as mulheres”, disse Arthur do Val.

Metrópoles: por Mariana Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *