Variedades

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Rádio

Hoje 13 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial do Rádio. A data foi escolhida em homenagem à primeira programação da United Nations Radio (a rádio da ONU), em 1946, que foi transmitida simultaneamente para seis países e hoje a emissora se chama ONU News.

Em 20 de abril de 1923, os pesquisadores Edgard Roquette-PintoHenrique Morize e outros membros da Academia Brasileira de Ciências fundaram a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, (em caráter experimental) que ficou sendo a primeira emissora de rádio oficial do país.

Desde então o rádio nunca mais deixou de fazer parte do cotidiano do brasileiro, quem nunca acompanhou uma partida de futebol com seu radinho de pilha encostado no ouvido? Qual dona de casa faz seus trabalhos domésticos sem estar com seu rádio ligado? Quantas pessoas se aglomeravam para ouvir as rádios-novelas, este, era e sempre foi, o cotidiano da nação brasileira.

Para se ter uma ideia da importância e da força do rádio, basta lembrar das velhas AM (Ondas Médias) que integrou o sertão brasileiro, com sua programação sertaneja e informativa, levando recados e informações para os mais longínquos rincões do Brasil.

Com o passar dos anos, a evolução chegou e as emissoras, por foça da lei passaram a transmitir pelas ondas FM frequência Modulada, que possuem excelente qualidade de som mas tem alcance limitado (em média 100 quilômetros de raio). Os aparelhos receptores também evoluíram se modernizaram, mas sem perder a essência principal, levar informação e entretenimento para os ouvintes.

Da redação

Foto: Internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *