Geral

Mato Grosso: violência contra a mulher teve aumento de 5,5% em 2021

Segundo levantamento da Polícia Civil, o estado registrou quase 14 mil medidas protetivas para mulheres vítimas de violência doméstica em 2021. Houve um aumento de 5,5% em relação ao número de inquéritos abertos registrados em 2020.

A violência doméstica foi reincidente na vida de dezenas de mulheres mortas no ano passado no estado, segundo a polícia.

De acordo com o estudo, as vítimas de homicídios e feminicídios sofreram algum tipo de violência em relacionamentos anteriores ou atuais à época em que aconteceram os crimes.

Os dados mostram que 28 mulheres haviam feito boletim de ocorrência por violência enquanto dividiam a casa com um companheiro. Deste total, cerca de 17% delas haviam denunciado os autores de suas mortes.

 

Já a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT), divulgou que foram registradas 85 casos de mulheres mortas violentamente entre janeiro e dezembro do ano passado. Deste total, cerca de 50% foram vítimas de feminicídio.

O que é feminicídio

É uma nova classificação de crime quando envolve o assassinato de uma mulher. Geralmente, a motivação se dá por “razões da condição de sexo feminino”, de acordo com a lei nº 13.104/2015, que instituiu o feminicídio.

A pena prevista em lei é de 12 a 30 anos de reclusão.

Saiba o que fazer

Medida Protetiva online – Pode ser solicitada pelo site. Clique em “Solicitar Medida Protetiva” e depois em “Iniciar Pedido de Medida Protetiva”.

SOS Mulher – Botão do Pânico – Aplicativo que deve ser instalado no celular e poderá ser utilizado para mulheres com medidas protetivas determinadas judicialmente e que morem em em CuiabáVárzea Grande, Cáceres e Rondonópolis, cidades com unidades do Ciosp instaladas.

G1/MT com redação

Foto: Arquivo HOJE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *