Autos e Motores

Um sonho dourado

SIMCA CHAMBORD DE FERRAMENTEIRORENASCEU APÓS TER SIDOTRANSFORMADO EM HOT ROD.

O ferramenteiro paulistano Walmir Plínio Buzatto, de 66 anos, teve de esperar quase 50 para realizar o sonho de juventude: ter um Simca Chambord, ícone dos anos 60 e, por suas belas linhas, um dos mais marcantes automóveis produzidos no País. Depois que comprou o carro, Buzatto passou mais quatro anos lapidando a máquina, como que curtindo cada peça que ele mesmo fazia, ou mandava fazer, para restaurar as características originais.
Finalizado o trabalho, Chambord 1962 chama a atenção por onde passa. O clássico que hoje desfila pelas ruas com a pintura vermelha e branca perolizada chegou à sua garagem, na zona sul de São Paulo, bem diferente do que é hoje. “O carro era um hot rod, estava bem modificado, precisei investir muito tempo e dinheiro para deixar do meu gosto”, conta.
Das mudanças feitas pelo antigo dono, uma das poucas que Buzatto decidiu manter foi o motor 318 de Dodge Charger, um V8 com carburador quadrijet e muita saúde para acelerar. A mudança não é de se estranhar: o propulsor original do carro, um V8, rendia apenas 84 cv. O diferencial também é de Dodge Charger. O câmbio, automático, veio de um Galaxie, com alavanca na coluna de direção – a caixa de velocidades original tinha 3 velocidades e acionamento manual, também na coluna.Os bancos dianteiros, na versão hot do antigo dono, eram individuais, e foram substituídos por um inteiriço semelhante ao original feito pelo próprio ferramenteiro e revestido de couro nas tonalidades branca e vermelha, com a logomarca Simca bordada. “Peguei um banco emprestado como modelo, montei a estrutura e instalei molas. O tapeceiro fez o resto”, conta.

Ainda no interior, no qual predomina o vermelho, o velocímetro ganhou iluminação personalizada com a inscrição Simca ao fundo, uma ideia de Buzzato. O rádio, de época, da marca Simca e funcionando, foi garimpado no encontro mensal de carros antigos, na Estação da Luz, no centro de São Paulo. E um sistema de ar-condicionado foi instalado.
Os para-choques, bem torneados e com cromo de qualidade, foram feitos sob encomenda, assim como o adorno em aço inox, com andorinhas gravadas, nos dois para-lamas traseiros e a porta — o Simca modelo “3 Andorinhas” foi lançado justamente em 1962.Fonte:

Jornal Autos & Motores

Fotos: Internet

 

 

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