Autos e Motores

Volkswagen confirma vinda do ID.3 e ID.4 ao Brasil

Modelos 100% elétricos já estão à venda na Europa, EUA e China.

Esses modelos elétricos da VW estão ganhando boa aceitação no mercado pelo design moderno e linhas mais limpas. Quando o público bate o olho no carro, é possível perceber que eles têm uma proposta bem diferente dos veículos a combustão da própria fabricante.

“As rodas são grandes, a distância entre os eixos bem longa e os balanços dianteiro e traseiros curtos. Isso sem falar no design exclusivo de faróis e lanternas, que garantem tanto ao ID.3 quanto ao ID.4 características exclusivas”, avalia Marco Pavone, Head Mundial de Design Exterior da Volkswagen.

Na Europa, o ID.3 possui três versões diferentes e a principal mudança está na capacidade de suas baterias, variando entre 45 kWh, 58 kWh e 77 kWh. A autonomia dessas variantes é de 330 km, 420 km e 550 km, respectivamente, enquanto as potências são de 146 cv, 150 cv e 204 cv.

No caso do ID.4, a bateria da versão topo de linha armazena 77 kWh de energia, permitindo autonomia de 520 km. Os motores elétricos geram 204 cv de potência e o veículo pode chegar de 0-100 km/h em 8,5 segundos, com velocidade máxima de 160 km/h.

A VW ainda poderá trazer também o modelo mais potente da família: o ID.4 GTX, SUV elétrico médio que tem 299 cv de potência e faz de 0-100 km/h em apenas 6,2 segundos.

Os modelos estão em produção sobre a nova plataforma MEB, desenvolvida somente para os elétricos da VW. Os IDs possuem baterias posicionadas no assoalho do veículo, possibilitando o melhor aproveitamento da cabine.

Os primeiros passos na eletrificação da VW na América do Sul

O embrião da VW rumo à eletrificação no Brasil começou em 2019 com o lançamento do Golf GTE híbrido plug-in, mas ele rapidamente saiu de linha por aqui.

Com melhor infraestrutura, o Uruguai foi o segundo passo da marca na eletrificação com o lançamento do e-Up!, que é totalmente elétrico. O compacto não foi anunciado ainda no Brasil, então a linha ID deve ser realmente a primeira 100% elétrica a chegar no Brasil pela VW.

Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina, lembrou que a vinda dos novos modelos contribui para o objetivo da montadora de neutralizar as emissões de CO2 até 2050, chamada de “way to zero”. Antes disso, a estratégia da marca segue sendo de nos próximos anos focar também na produção de modelos híbridos e flex com etanol.

Os primeiros países da América do Sul que receberão os IDs são Brasil e Argentina. Será que eles chegam em 2022 ou 2023? Vamos aguardar. 

iCarros

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