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Caminhão elétrico VW e-Delivery tem detalhes e preços divulgados

Após anunciar o início de pré-venda do e-Delivery no começo da semana, a Volkswagen Caminhões e Ônibus fez a apresentação oficial do seu primeiro caminhão elétrico, totalmente projetado e desenvolvido no Brasil, além de divulgar mais detalhes sobre o processo de vendas e preços. 

Já disponível para encomendas nas concessionárias, o Volkswagen e-Delivery está sendo produzido na fábrica da montadora em Resende (RJ) em duas versões: 11 e 14 toneladas, com diferentes opções de entre-eixos e baterias que serão detalhados mais adiante. 

Com o lançamento do e-Delivery, a VWCO está propondo uma nova forma de comercializar seus veículos, onde a empresa agrega à venda uma série de serviços, soluções e assistência completa, dando apoio ao gerenciamento da frota de caminhões elétricos por meio de softwares e serviços online, além de um time de empresas para atender às diversas demandas deste tipo de veículo. 

Trata-se do e-Consórcio, uma ampla parceria crada pela VWCO que envolve os processos desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento do ciclo de vida da bateria dos veículos, integrando toda a cadeia de fornecedores que inclui as principais empresas que trabalham com mobilidade elétrica no mundo (GDSolar, CATL, Moura, WEG, Bosch, Meritor, Semcon, Siemens, ABB e Eletra).

No caso do carregamento do caminhão elétrico, a VWCO oferece soluções como carregadores individuais, ou ainda estações de grande porte que podem recarregar vários caminhões ao mesmo tempo. Outra solução oferecida é a possibilidade de contratação e instalação de painéis fotovoltaicos para alimentar os carregadores dos veículos elétricos.

Após a entrega do lote inicial para a AmBev, parceira no projeto e primeiro cliente do caminhão elétrico, as primeiras entregas para os demais clientes terão início em novembro para o e-Delivery de 14 toneladas e em dezembro para o e-Delivery de 11 toneladas.

O Volkswagen e-Delivery está equipado com um motor elétrico WEG de 300 kW (408 cv) e 220 kgfm de torque montado na parte traseira do caminhão. O sistema elétrico de 650 volts é alimentado por baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) da chinesa CATL importadas e montadas pela Moura. 

Após a apresentação do primeiro protótipo em 2017, o Volkswagen e-Delivery iniciou um intenso programa de testes com mais de 45.000 quilômetros rodados, que incluiu testes de rodagem em situações de uso real pelas ruas de São Paulo (SP) em parceria com a AmBev. 

UOL/MOTOR 1

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