Política

Delação de José Riva, mostra podre do executivo, legislativo e judiciário.

José Geraldo Riva ex-deputado, que atuou no legislativo mato-grossense por 20 anos, falou o que todos já sabiam. As negociações para a delação vinham sendo acertadas desde o início de 2019, e terminou em dezembro do ano passado, a delação contém de colaboração premiada feita pela defesa do réu, assinada com o Ministério Público de Mato Grosso.

Em sua delação aparecem ex-governadores, 33 deputados, dois magistrados, promotores e procuradores de Justiça, além de conhecidos empresários do estado.

A homologação do acordo passará pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça, composto por 13 desembargadores. Cujo relator é o Desembargador Marcos Machado. Na sua delação o ex-deputado, apontou dois magistrados, que são membros do MP, o Órgão Especial é responsável por analisar processos envolvendo magistrados. Em reunião que decidirá sobre a homologação ou não da colaboração ocorrerá no dia 13 deste mês. 

Marcos Machado presidirá uma audiência de ratificação dos termos acordados na delação e posteriormente, será submetido ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça para deliberação, informou a assessoria através de nota. 

Se a Justiça aceitar o acordo, José Riva vai cumprir a pena em regime de prisão domiciliar, o ex-deputado detalhou que durante os 20 anos (1995-2014) que atuou como deputado sempre houve pagamentos de propina para 38 deputados, que recebiam para apoiarem o governo do Estado, num esquema que chegou a desviar mais de R$ 175,7 milhões. 

Riva disse que isso funcionou nos governos Dante de Oliveira (1995-2002), Blairo Maggi (2003-2010) e Silval Barbosa (2010-2014). Outros R$ 38 milhões foram gastos para a compra das eleições e formação de Mesas Diretoras do parlamento mato-grossense, nesse período. Mais 15 milhões para comprar uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas para o deputado Sérgio Ricardo, a negociata teve o aval do então governador Blairo Maggi.

Silval Barbosa, Sérgio Ricardo, Mauro Savi, Carlão Nascimento, Dilceu Dal’Bosco, Alencar Soares, Pedro Satélite, Rene Barbour, Campos Neto, Zeca D’Àvila, Nataniel de Jesus, Humberto Bosaipo, Carlos Brito, João Malheiros, Eliene Lima, Zé Carlos de Freitas, Sebastião Rezende, Gilmar Fabris, José Domingos,  Wallace Guimarães,
 Percival Muniz, Wagner Ramos, Adalto de Freitas (Daltinho), Juarez Costa, Walter Rabelo, Nilson Santos, Chica Nunes, Airton Português,  Maksuês Leite, Guilherme Maluf, Chico Galindo, Ademir Bruneto, e Antônio Brito.

José Carlos Garcia/redação

Foto reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *