Opinião

EDITORIAL: Querem acabar com os animais silvestres no Brasil

O deputado federal Valdir  Colatto (MDB-SC) que é um dos lideres da bancada ruralista no Congresso Nacional, apresentou uma proposta que cria uma nova política de controle da fauna no país, essa proposta precisa ser votada e aprovada pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara  e ainda por outras duas comissões  antes de ir a votação.

A caça profissional de animais silvestres está proibida desde 1967 pela lei de número (5.197/67) que normatiza esse tipo de atividade no Brasil.

O deputado, no entanto, argumenta que não está liberando a caça a animais silvestres e sim permitindo o controle de animais perigosos e cita o javali europeu, cuja caça está liberada desde de 2013. Sendo assim, que coloque um paragrafo liberando a cassa  apenas a animais exóticos. Na verdade o deputado está legislando em causa própria ou interesses de grupos.

As regras nesse caso, por exemplo, não estão sendo suficientes para o controle, e o javali está causando prejuízos para as lavouras O deputado se defende dizendo que a proposta não é liberar a caça. É fazer manejo e controle. Quem vai fazer as regras é o Ibama. Nas propriedades rurais, a proximidade com os animais silvestres e o eventual risco, com acidentes e ataques desses animais, tanto aos humanos como a suas propriedades e rebanhos.

Nesse caso os pecuaristas da região do Pantanal Mato-grossense terão total liberdade para exterminar, Onças Pintadas e Suçuaranas, já ameaçadas de extinção e tantos outros animais que só por sua presença apavoram os “tais humanos” que avançam sobre seus habitats naturais.

O deputado é um inconsequente ou não conhece a realidade do nosso país. Bem, de deputados inconsequente e loucos o Congresso está cheio.

O editor

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *