Geral

“Rondonópolis do alto”

Por Hermélio Silva

Em breve, vamos lançar um livro escrito como se você sobrevoasse a cidade, num helicóptero, avião, drone ou nas asas da imaginação: “Rondonópolis do alto”.
Nele você vai lembrar ou conhecer fatos marcantes da história da nossa cidade, contados numa linguagem simples e despojada. São informações preciosas do passado, mas com imagens do presente. Um bom texto para você aprender aquelas informações que caem em concursos municipais, reunidos num só livro, e gostoso de ser lido.
Veja esse trecho: “Imagine que estamos sobrevoando o local onde era uma estradinha de terra, e os caminhões ou ônibus-jardineiras levavam dias para chegar à beira de um rio de cor avermelhada, devido ao solo do leito rico em ferro, que os índios chamam de Pobóre e nós chamamos de rio Vermelho. 
Uma produção motivada pelo meu amor por Rondonópolis. Nela quero convidar as pessoas para fazerem uma viagem imaginária num helicóptero, avião, drone, nas asas do pensamento ou apenas prosearmos em qualquer um dos belos lugares dessa cidade que tanto nos encanta. Os visitantes, leitores e internautas, terão a possibilidade de conhecerem um pouco da nossa linda cidade. Inicialmente em texto, com muitas fotografias produzidas por excelentes profissionais, que cederam as imagens graciosamente. Em seguida, nas redes sociais e por final estamos produzindo vídeos para transformar num documentário de 20 minutos, em parceria com o cineasta Vandi Santos, para publicar no YouTube e quem sabe em tv aberta.
Gastei 30 horas para produção do texto, nos dias 24 e 25 de novembro de 2018, em pesquisas e apoio do jornalista Lucas Perrone e usando o meu acervo, com a finalidade de produção para aquele ano, mas fui vencido pelo tempo e não consegui realizar o intento.
Imagine uma comunidade ainda jovem, com apenas 65 anos de vida e já é a segunda maior economia do estado de Mato Grosso. Uma cidade bem traçada, com o entroncamento de duas rodovias federais. Tudo contado como se fosse uma prosa com amigos e sem a preocupação linear da história, mas sim do roteiro físico. O celeiro do Brasil, progressista, futurista e acolhedora.
Seja bem-vindo a Rondonópolis!”.

 

Hermélio Silva, escritor rondonopolitano com mais de 20 livros publicados, membro fundador e atual vice presidente da ARL Academia Rondonopolitana de Letras, onde ocupa a cadeira nº 06. Membro do Comitê Nacional de Cerimonial  Publico

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *