Opinião

Editorial: Vereador jailton lança desafio em defesa do meio ambiente.

No uso do tempo regimental da sessão de ontem (25/07) na tribuna da Câmara, o vereador Jailton Dantas (Jailton do Pesque Pague como é conhecido), fez um vibrante discurso e lançou um desafio em defesa do meio ambiente. Precisamos com urgência, proteger nosso planeta, sem esquecer que o meio ambiente é um bem coletivo, patrimônio de toda humanidade e responsabilidade de todos nós.

Precisamos sim, discutir e refletir sobre este assunto, porém precisamos dar um sentido mais humano às nossas ações. Enquanto o amor pelo dinheiro, for maior que o amor pelo meio ambiente, enquanto o dinheiro, a usura, o poder e o sucesso, conseguirem nos cegar dessa importância, já é o começo do fim e também o início da ruína do nosso pobre planeta.

Recentemente vivi uma experiência única, estive baixado em um leito de UTI por três dias, após uma intervenção cirúrgica, ao meu lado estava um senhor que implorava para a enfermeira lhe dar água ou pelo menos passasse um algodão molhado em sua boca. Percebi então o quanto a água é essencial para a minha e para sua vida, para a preservação da vida no planeta, sem ela não sobreviveremos. Sabemos que a água é um bem finito e cabe à nós preservá-la, enquanto é tempo.

 

Dez córregos e dois rios banham nossa cidade, antes caudalosos, limpos e piscosos, ao longo dos anos, os transformamos em esgoto à céu aberto, como é o caso do Trevão e todos os outros, todos eles impreterivelmente deságuam nos rios Vermelho e Arareau.

Precisamos pensar no futuro das próximas gerações e provar para nós mesmos que somos capazes de salvar nossos córregos e rios. Quando falamos de meio ambiente, da água e do ar, fazemos referência também a uma particular relação entre a natureza e a sociedade que a habita, estamos incluídos e fazemos parte dela.

Do meu leito, observava outros pacientes ligados aos equipamentos de Oxigênio, dependentes dele para sobreviver. Comecei a refletir e me perguntar, qual a atitude como cidadão, posso tomar em defesa do meio ambiente, da preservação da água que bebemos e do ar que respiramos em nossa cidade?

Por isso hoje, conclamo à toda sociedade, vamos nos unir e debater novas modalidades de preservação para o futuro do nosso meio ambiente. Está Lançado o desafio.

Da editoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *