Geral

CDL inaugura impostômetro na Avenida Lions

O impostômetro da cidade foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (21). O equipamento que mostra em tempo real a arrecadação de impostos federal, estadual e municipal e está fixado no topo do prédio do bar Eita Bier, na esquina da Avenida Lions Internacional com a Dom Pedro II. A iniciativa é da CDL de Rondonópolis que adquiriu o painel de led e demais equipamentos para prestar este serviço à comunidade e que também é uma ação de incentivo à transparência, já que a veiculação de informações é oficial, on-line em tempo real. A parceria foi firmada com o site impostômetro.com.br
No painel do impostômetro, além das arrecadações referentes as esferas do Goveerno, também serão veiculadas informações sobre os serviços prestados pela CDL de Rondonópolis e pelo SPC Brasil. O equipamento foi colocado num ponto estratégico, na esquina de grande movimento de carros e pedestres.
O dispositivo está interligado com o sistema de arrecadação em nível nacional e tem por objetivo informar a população de quanto o brasileiro paga em impostos. O Impostômetro considera todos os valores arrecadados pelas três esferas considerando tributos: impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e correção monetária. Além das informações de arrecadação das esferas, o painel também veicula serviços e produtos da CDL de Rondonópolis e do SPC Brasil. Este é o segundo impostômetro de Mato Grosso.

Para o presidente da CDL de Rondonópolis, Thiago Sperança, a veiculação da informação da arrecadação de impostos em tempo real conscientiza o brasileiro da alta carga tributária e também para participar das discussões da gestão do dinheiro público como por exemplo, em que setores e como é investido o que se arrecada. “Entendemos que este é um serviço de utilidade pública para a comunidade e agora todos poderão acompanhar quanto está sendo arrecadado em cada esfera de governo, temos que participar das discussões sobre investimentos do dinheiro público porque pagamos muitos impostos e nem sempre esse dinheiro é gasto da forma como gostaríamos”, ressaltou.
De acordo com o indicador do Instituto Brasileiro de Planejamento de Tributação (IBPT), o brasileiro trabalhou neste ano 153 dias somente para pagar impostos. Somente depois deste período é que o salário ganho pelo trabalhador passa a ser gasto com ele próprio.
A inauguração que ocorreu às 8 horas desta manhã contou com a presença dos diretores da CDL e do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis, Almir Batista de Santana.
Valores informados
O levantamento utilizado das arrecadações federal é da Receita Federal do Brasil, Secretaria do Tesouro Nacional, Caixa Econômica Federal, Tribunal de Contas da União, e IBGE. As receitas dos estados e do Distrito Federal são apuradas com base nos dados do CONFAZ – Conselho Nacional de Política Fazendária, das Secretarias Estaduais de Fazenda, Tribunais de Contas dos Estados e Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. As arrecadações municipais são obtidas através dos dados da Secretaria do Tesouro Nacional, dos municípios que divulgam seus números em atenção à Lei de Responsabilidade Fiscal, dos Tribunais de Contas dos Estados.

Da assessoria

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *